PROJETO DE COOPERAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO

O voluntariado educativo busca promover a aprendizagem de valores como solidariedade e cidadania por meio de práticas sócio-educativas vinculadas ao projeto político-pedagógico da escola. Sem desvirtuar-se de sua principal função – a de preparar o aluno para a vida e para o trabalho – a escola abre espaços de participação efetiva da e na comunidade. Trata-se de uma ação transformadora realizada por um indivíduo ou grupo, é a doação de tempo, trabalho e talento por uma causa social. Em outras palavras, o voluntariado educativo é uma experiência formativa, de características próprias, com conteúdos e metodologias voltados para a formação pessoal e social do jovem.

Os projetos de voluntariado educativo desenvolvidos pelas escolas podem ser realizados em qualquer ambiente, mas precisam estar alinhados a seu projeto pedagógico, do contrário são apenas projetos de voluntariado. Os projetos de voluntariado educativo transbordam as paredes.

De uma forma geral, podemos agrupar os projetos de voluntariado educativo a partir de três grandes grupos. São eles: escola-comunidade, comunidade-escola e escola-escola.

 

Escola-comunidade: Esse tipo de trabalho voluntário está pautado na aprendizagem contextualizada de conteúdos curriculares a partir do envolvimento dos alunos em ações ou projetos sociais. Como por exemplo: projetos de coleta seletiva de lixo, de conscientização da população sobre a importância de alimentar-se de modo balanceado, de acompanhamento de

creches, asilos e outras instituições, de recuperação de praças, de monitoramento ambiental, de recreação, de orientação em mutirões de construções populares, assistência contábil para Imposto de Renda, regularização de imóveis, etc.

 

Comunidade-escola: É a possibilidade de a comunidade contribuir para a qualidade da educação oferecida pela escola. Muitas vezes, os moradores vizinhos à escola e os próprios familiares dos alunos já estudaram nela e gostariam de contribuir, de apoiar, de participar das atividades escolares.

 

Escola-escola: São projetos realizados por integrantes da comunidade escolar e voltados para atividades dentro da própria escola (monitoria, reforço escolar, hortas orgânicas comunitárias, atendimento ao público, organização e manutenção de máquinas e equipamentos, etc.) ou entre escolas. Um projeto “clássico” de voluntariado educativo escola-escola é o de monitoria, pelo qual alunos ajudam seus pares a assimilar o conteúdo de aula, sempre com a orientação de professores um procedimento eficaz não apenas para os receptores da ação, que tem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, mas também para os agentes, que têm a possibilidade de consolidar conhecimentos adquiridos anteriormente.

 

Se você se interessou em realizar um Projeto de Cooperação de Serviço Voluntário na Etec de Cerquilho, abaixo estão exemplos de Projetos que podem ser desenvolvidos:

 

a) Ecologia

estimular a coleta seletiva de lixo.

• fazer replantio de árvores e flores.

• fazer mutirão de limpeza.

 

b) Segurança

dar oficinas de educação para o trânsito.

• fazer campanha contra a violência e a favor do desarmamento.

• fazer campanha de prevenção de acidentes domésticos.

 

c) Saúde e Assistência Social

fazer campanhas de prevenção ao uso de drogas.

• fazer campanhas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

• fazer campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores.

 

d) Esporte e Lazer

organizar campeonatos de futebol, vôlei, basquete, etc.

 

e) Educacional

promover cursos de capacitação profissional.

• proporcionar aulas de reforço.

• organizar oficinas de artesanato, culinária, corte e costura, jardinagem, fotografia, etc.

• organizar a biblioteca.

• construir, adaptar, montar e instalar laboratórios, oficinas, salas-ambiente, etc.

 

f) Administrativos

organizar, modernizar, instalar ambientes escolares e administrativos.

 

Melhorar a educação requer a participação de toda a comunidade. Empresas, organizações comunitárias, instituições religiosas, centros recreativos, instituições de educação superior,pais, funcionários,alunos e ex-alunos, todos podem ajudar, cada um à sua maneira!

Manual do Programa de Voluntariádo Educacional

CEETPS 

Se interessou pelo Programa, ou precisa de maiores informações, utilize o seguinte formulário:

© 2016 por Eulália Andrade - Relações Institucionais - Etec de Cerquilho

  • w-facebook