Segurança

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Este curso possuí formação de caráter multidisciplinar, em consequência dos conhecimentos necessários para o exercício de suas atividades. Podemos afirmar que algumas de suas ações envolvem a avaliação das atividades ligadas à segurança do trabalho, a verificação das condições que visam eliminar ou reduzir ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho e a observação do cumprimento de toda a legislação pertinente.

Mercado de Trabalho

Empresas públicas e privadas, como indústrias, hospitais, empresas comerciais, mineradoras, de construção civil e área rural.

O Curso

OBJETIVOS DESTE CURSO

O Curso de Técnico em Segurança do Trabalho tem como objetivos preparar o profissional para:

 

  • Elaborar e participar da elaboração da política de SST;

  • Implantar a política de SST;

  • Interpretar indicadores de eficiência dos programas implantados;

  • Identificar as variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;

  • Planejar e executar programas e projetos de análise de riscos em processos de produção e demais atividades, estabelecendo metas, cronogramas, custos e procedimentos de avaliação;

  • Desenvolver ações educativas na área de SST.

PERFIL PROFISSIONAL DO

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

REQUISITOS DE ACESSO

O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO é o profissional que atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com a Legislação Brasileira, Normas Regulamentadoras e princípios de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Desenvolve ações educativas na área de Saúde e Segurança do Trabalho. Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPI e EPC. Coleta e Organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Avalia e executa diversos programas de prevenção em SST, inclusive PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.  

O ingresso ao Curso de TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO se realiza por meio de processo seletivo para alunos que tenham concluído, no mínimo, a primeira série e estejam matriculados na segunda série do Ensino Médio ou equivalente.

O processo seletivo é divulgado por meio do site: www.vestibulinhoetec.com.br, com indicação dos requisitos, condições e sistemática do processo e número de vagas oferecidas.

As competências e habilidades exigidas serão aquelas previstas para a primeira série do Ensino Médio, nas quatro áreas do conhecimento: Linguagem; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Matemática.

 

Organização Curricular

A organização curricular da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO está organizada de acordo com o Eixo Tecnológico de “Segurança” e estruturada em módulos articulados, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.

Os módulos são organizações de conhecimentos e saberes provenientes de distintos campos disciplinares e, por meio de atividades formativas, integram a formação teórica à formação prática, em função das capacidades profissionais que se propõem desenvolver.

CERTIFICADOS E DIPLOMAS

 
Ao aluno concluinte do curso será conferido e expedido o diploma de TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, satisfeitas as exigências relativas:

 

§   ao cumprimento do currículo previsto para a habilitação;

§   à apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

 

Ao término dos dois primeiros módulos, o aluno fará jus ao Certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO.

O certificado e o diploma terão validade nacional.

 

Você pode pedir mais informações por meio do seguinte formulário:

© 2016 por Eulália Andrade - Relações Institucionais - Etec de Cerquilho

  • w-facebook