Produção

Cultural e Design

TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO

Moda - Ciência do efêmero, “deusa” das sociedades de consumo que regem o mundo contemporâneo, cujo poder está no design. Ele é a arma mais importante da indústria atualmente, qualquer coisa que se produza se não houver uma criação, um projeto, ou uma arte final de design não é propício para o mercado.

Mercado de Trabalho

Indústrias de confecção do vestuário; assessoria em modelagem de confecções; empresas de desenvolvimento de produtos e projetos de moda e vestuário; lojas e estúdios da área de Moda e Vestuário; prestação de serviços como autônomo na área de Moda e Vestuário; ateliês e confecções de costura; departamento de Controle de Qualidade da indústria da confecção; departamento de compras da indústria da confecção; ensaios e pesquisas para indústria da confecção e vestuário; criação do vestuário para indústria da confecção e vestuário; ilustrador de moda, para revistas, jornais e estilistas; consultor de criação para a área de Moda e Vestuário; figurinista de cinema, teatro e TV; produção de moda para TV, teatro, cinema e desfiles..

O Curso

O TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO tem como objetivo capacitar o aluno para:

 

  • Expressar e representar graficamente peças do vestuário em croquis, peças planificadas e fichas técnicas;

 

  • Criar e adaptar modelos das principais peças do vestuário, atendendo às necessidades dos diversos públicos;

 

  • Utilizar as ferramentas da computação gráfica para desenvolver modelagens para a indústria da moda;

 

  • Pesquisar segmentos de mercado, estudando estilos de design e avaliando tendências;

 

  • Avaliar matéria-prima para desenvolvimento de protótipos de roupas.

 

OBJETIVOS DESTE CURSO

PERFIL PROFISSIONAL DO

TÉCNICO EM  MODELAGEM DO VESTUÁRIO

REQUISITOS DE ACESSO

O TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO é o profissional que representa graficamente peças de vestuário planificadas, cria e adapta modelos, avalia materiais têxteis e aviamentos para o desenvolvimento de produto, desenvolve protótipos das peças do vestuário, atendendo às necessidades dos diversos públicos, utilizando técnicas de modelagem plana, moulage e digital. Pesquisam segmentos de mercado, estudando estilos de design. Apresenta domínio na utilização de ferramentas da computação gráfica para moda, elaborando fichas técnicas, desenho técnico de vestuário. Relaciona a produção visual de arte e do design de moda em contextos histórico, social, político, estético e econômico, relacionados a diversos países.

O ingresso ao Curso de TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO se realiza por meio de processo seletivo para alunos que tenham concluído, no mínimo, a primeira série e estejam matriculados na segunda série do Ensino Médio ou equivalente.

O processo seletivo é divulgado por meio do site: www.vestibulinhoetec.com.br, com indicação dos requisitos, condições e sistemática do processo e número de vagas oferecidas.

As competências e habilidades exigidas serão aquelas previstas para a primeira série do Ensino Médio, nas quatro áreas do conhecimento: Linguagem; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Matemática.

 

Organização Curricular

A organização curricular da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO está organizada de acordo com o Eixo Tecnológico de “Produção Cultural e Design” e estruturada em módulos articulados, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.

Os módulos são organizações de conhecimentos e saberes provenientes de distintos campos disciplinares e, por meio de atividades formativas, integram a formação teórica à formação prática, em função das capacidades profissionais que se propõem desenvolver.

CERTIFICADOS E DIPLOMAS

 
Ao aluno concluinte do curso será conferido e expedido o diploma de TÉCNICO EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO, satisfeitas as exigências relativas:

 

§   ao cumprimento do currículo previsto para a habilitação;

§   à apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

 

Ao término do primeiro módulo, o aluno fará jus ao Certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE CONFECÇÃO.

Ao término dos dois primeiros módulos, o aluno fará jus ao Certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de DESENHISTA TÉCNICO DE PRODUTO DE MODA.

O certificado e o diploma terão validade nacional.

 

Você pode pedir mais informações por meio do seguinte formulário:

© 2016 por Eulália Andrade - Relações Institucionais - Etec de Cerquilho

  • w-facebook