Gestão e Negócios

TÉCNICO EM LOGÍSTICA

Logística é o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima, material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente.

Mercado de Trabalho

O Técnico em Logística é o profissional que operacionaliza os processos de armazenamento, movimentação, transporte, distribuição, planejamento, programação e produção de materiais e serviços. Pode atuar em empresas da área da Indústria, Comércio, Serviços, Agronegócio, organizações sem fins lucrativos, públicas e privadas.

O Curso

 

O Curso de TÉCNICO EM LOGÍSTICA tem como objetivo capacitar o aluno para:

 

• executar atividades de conferência de materiais na recepção e na expedição;

 

• identificar oportunidade e ameaças no ambiente e na organização;

 

• elaborar relatórios, informes e documentos para subsidiar, em instâncias superiores, elaborações e alterações das diversas formas de planejamento;

 

• utilizar os recursos da informática na elaboração de planejamento e também nas rotinas administrativas;

 

• planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações;

 

• controlar movimentação de materiais na organização;

 

• estabelecer canal de comunicação para viabilizar processos e operações logísticas;

 

• definir transporte, manuseio, armazenamento e distribuição de matéria-prima e insumos.

OBJETIVOS DESTE CURSO

PERFIL PROFISSIONAL DO

TÉCNICO EM LOGÍSTICA

REQUISITOS DE ACESSO

O TÉCNICO EM LOGÍSTICA é o profissional que executa e colabora na gestão dos processos de planejamento, operação e controle de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de estoques, de movimentação, de expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação. Presta atendimento aos clientes. Implementa os procedimentos de controle de custos, qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

O ingresso ao Curso de TÉCNICO EM LOGÍSTICA se realiza por meio de processo seletivo para alunos que tenham concluído, no mínimo, a primeira série e estejam matriculados na segunda série do Ensino Médio ou equivalente.

O processo seletivo é divulgado por meio do site: www.vestibulinhoetec.com.br, com indicação dos requisitos, condições e sistemática do processo e número de vagas oferecidas.

As competências e habilidades exigidas serão aquelas previstas para a primeira série do Ensino Médio, nas quatro áreas do conhecimento: Linguagem; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Matemática.

 

Organização Curricular

A organização curricular da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM LOGÍSTICA está organizada de acordo com o Eixo Tecnológico de “Gestão e Negócios” e estruturada em módulos articulados, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.

Os módulos são organizações de conhecimentos e saberes provenientes de distintos campos disciplinares e, por meio de atividades formativas, integram a formação teórica à formação prática, em função das capacidades profissionais que se propõem desenvolver.

CERTIFICADOS E DIPLOMAS

 
Ao aluno concluinte do curso será conferido e expedido o diploma de TÉCNICO EM LOGÍSTICA, satisfeitas as exigências relativas:

 

§   ao cumprimento do currículo previsto para a habilitação;

§   à apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

 

Ao término do primeiro módulo, o aluno fará jus ao Certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DELOGÍSTICA.

Ao término dos dois primeiros módulos, o aluno fará jus ao Certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE LOGÍSTICA.

O certificado e o diploma terão validade nacional.

 

Você pode pedir mais informações por meio do seguinte formulário:

© 2016 por Eulália Andrade - Relações Institucionais - Etec de Cerquilho

  • w-facebook